A liberdade política exige lutas e enfrentamentos, muitas vezes, violentos. Em Pernambuco, a insatisfação da população levou à organização da Confederação do Equador, logo depois de 1822. Liderada pelos liberais, a Confederação tinha como objetivo A - afirmar um governo baseado numa Monarquia Constitucional, segundo os modelos do Iluminismo francês. B - definir um governo democrático, com o fim imediato da escravidão e do governo monárquico. C - reforçar a centralização política, sem, contudo, alterar a Constituição de 1824 e suas normas básicas. D - criar uma república federativa, facilitando a descentralização política e o fim do autoritarismo. E - destruir o poder dos grandes latifundiários, proclamando uma constituição radicalmente liberal.
Respostas
Justificativa:
•Pois a confederação do Equador foi o principal movimento de contestação ao autoritarismo de D.Pedro I,onde foi manifestada pelo centralismo política imposto pela constituição e pela nomeação de Francisco Pães como presidente dá província.
Espero ter ajudado:;
:-):-);-);-)
A é falsa. Os revolucionários da Confederação do Equador pretendiam formar uma República, e não uma Monarquia, passando a estabelecer na região um sistema político representativo.
B é falsa. Apesar de republicanos, defendiam um modelo político que era semelhante ao das ex-colônias espanholas, com reformas políticas que mantinham a estrutura social.
C é falsa. Queriam, ao contrário, livrar-se da autoridade central brasileira, estabelecendo uma República local.
D é verdadeira. Esta República, composta por parte dos atuais estados do Nordeste, seria federada (ou seja, administrada localmente por diferentes grupos políticos, cada um com elevado grau de autonomia).
E é falsa, posto que a estrutura social e econômica permaneceria a mesma, com os latifundiários passando a ocupar os cargos políticos.
É correta a alternativa C.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/2152335