Os cientistas constataram que nas populações bacterianas sempre estão suegindo, por mutação gênica, algumas bactérias resistentes a diversas substâncias tóxicas, entre elas certos antibióticos. Se esses antibióticos não estão presentes no meio, as bacterias mutantes não levam nenhuma vantagem sobre as bactérias selvagens(não, mutantes), sendo eliminadas na competição com estas últimas. Entretanto,se um daqueles antibióticos estiver presentes no meio, as bactérias mutantes resistentes levarão uma grande vantagem em relação às bacterias sensíveis.
Samuka98:
tá, mas o que vc quer saber?
Respostas
respondido por:
79
Isto ocorre porque a população de bactérias mutantes são resistentes aos antibióticos, isto faz com que a população mutante creça cada vez mais forte. E quando há bactérias resistentes a antibióticos e não resistentes no mesmo meio, as que são resistentes irão se proliferar devido a presença do antibiótico, fazendo extinguir a população de bactérias selvagem.
respondido por:
2
Resposta:
O fenômeno descrito no texto e observado na figura acima se refere ao fato
A) das bactérias resistentes ao antibiótico serem selecionadas positivamente, ocorrendo a transferência de genes que conferem essa resistência para outros indivíduos da população por meio do processo de Conjugação.
Explicação:
Na conjugação bacteriana, pedaços de DNA passam diretamente de uma bactéria doadora, o "macho", para uma receptora, a "fêmea". Isso acontece através de microscópicos tubos protéicos, chamados pili, que as bactérias "macho" possuem em sua superfície.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás