A avaliação do aluno surdo matriculado na escola regular na perspectiva da educação inclusiva deve adotar I mecanismos de avaliação coerentes com aprendizado de segunda língua, na correção das provas, valorizando o aspecto semântico e reconhecendo a singularidade linguística manifestada no aspecto formal da Língua Portuguesa. II desenvolver e adotar mecanismos alternativos para a avaliação de conhecimentos expressos em língua de sinais, como, por exemplo, registrar em vídeo. III o aluno surdo não precisa ser avaliado, pois tem o direito de progredir automaticamente nos níveis e séries escolares. Assinale a alternativa correta. (A) As afirmativas I e III são verdadeiras. 5 (B) Somente a afirmativa III é verdadeira. (C) As afirmativas I e II são verdadeiras. (D) Nenhuma das afirmativas é verdadeira.
Respostas
respondido por:
18
Olá,
Partindo da perspectiva da educação inclusiva a da normatiza que a regulamenta, podemos afirmar que:
I. Verdadeiro. A criação de mecanismos que sejam coerentes com aprendizado em segunda língua está explícito na normativa, sendo que valoriza a semântica e o padrão culto da língua.
II. Verdadeiro. A utilização de recursos alternativos como vídeo e outras tecnologias são instrumentos da educação inclusiva, a fim de proporcionar a melhor adaptação possível aos alunos surdos.
III. Falso, pois como já observamos nas outras alternativas, os alunos surdos deverão ser avaliados, mas de forma coerente e inclusiva, a fim de verificar seu real nível de aprendizado da língua formal.
C) As afirmativas I e II são verdadeiras.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás