Atividade
1º Transpondo a linguagem visual para a verbal, complete o texto seguinte, de acordo com as indicações entre parenteses e com os elementos do quadro observe anteriormente. (Foto do quadro em anexo)
Três pessoas estão sentadas ____ (lugar) e jogam cartas. O jogador sentado ___ (Lugar) está trapaceando, pois pega, ____ (modo), duas cartas que estão escondidas ___ (lugar). Ele, entretanto, ____ (negação) está conseguindo enganar seus parceiros de jogo, pois a criada provavelmente viu sua trapaça quando passou ____ (lugar) dele para servir o vinho e troca olhares com a mulher; avisando-a. A mulher ___ (dúvida) o desmascara.
2º O poema a seguir, de Arnaldo Antunes, é construído quase inteiramente com advérbios e locuções adverbiais. Leia-o
Em cima de cima assim acima sobre do alto e de alto a baixo debaixo ao lado atrás e de lado a lado detrás e sob acolá e além de ali depois pelo centro entre de fora dentro na frente já de agora em frente e daqui defronte através e rente no fundo no fundo no fundo em pé de repente perto envolvido em torno envolvendo em volta e de volta já e também no meio na mosca no alvo na hora fora daqui mas a poucos pés pouco a pouco aos pés através atrás de viés e em ainda mais e ainda agora e cada vez de uma vez ainda no fundo no fundo no fundo ante e antes de então e então durante enquanto adiante avante acerca e portanto ao largo ao redor e lá e nos arredores nos cantos cá de passagem logo tangente longe distante e onde no mundo no mundo no mundo.
a) Classifique os advérbios e as locuções adverbiais em destaque no texto, de acordo com os valores semânticos que exprimem no contexto.
b) Troque ideias com os colegas: Considerando-se que advérbios e locuções verbais geralmente exprimem circunstancias relativas e ações expressar por verbos e que o poema termina com "No mundo no mundo no mundo", que interpretação pode ser dada ao poema?
Respostas
2º A -O poema de Arnaldo Antunes, é construído quase inteiramente com advérbios e locuções adverbiais , pois estas palavras indicam circunstância e uma ação verbal . Tanto os ADVERBIOS e as locuções verbais indicam circunstância de lugar , modo , tempo ,
B-) onde no mundo no mundo no mundo.--> esta afirmativa de Arnaldo Antunes pode ser analisada como uma pergunta "ONDE no mundo , no mundo ( lugar ) ; você acha o seu mundo ., no mundo !
ARNaldo disse em uma entrevista "Todas as coisas do mundo , não cabem numa ideia , mas tudo no mundo cabe numa palavra , no mundo !"
2-) circustância de lugar -- em cima de cima acima sobre do alto a baixo debaixo ao lado atrás de lado a lado de trás sob além ali pelo centro entre em frente na frente defronte no fundo ( 1ª estrofe) onde depois de pra onde nos cantos nos arredores Circunstância de tempo ---agora depois de repente na hora a pouco ainda mais uma vez depois agora antes durante hoje de ontem depois Circustância de modo --através no meio na mosca a poucos pés. Durante. De uma vez a cada vez fora daqui ( coloquei no final porque fiquei sem internet na hora de postar )
1. Transpondo a linguagem visual para a verbal, temos:
Três pessoas estão sentadas numa mesa (lugar) e jogam cartas. O jogador sentado à esquerda (Lugar) está trapaceando, pois pega, sorrateiramente (modo), duas cartas que estão escondidas no cinto (lugar). Ele, entretanto, não (negação) está conseguindo enganar seus parceiros de jogo, pois a criada provavelmente viu sua trapaça quando passou atrás (lugar) dele para servir o vinho e troca olhares com a mulher; avisando-a. A mulher talvez (dúvida) o desmascara.
2. a) advérbios e locuções adverbiais
> de lugar: em cima de cima acima sobre do alto a baixo debaixo ao lado atrás de lado a lado de trás sob além ali pelo centro entre em frente na frente defronte no fundo onde depois de pra onde nos cantos nos arredores
> de tempo: agora depois de repente na hora a pouco ainda mais uma vez depois agora antes durante hoje de ontem depois
> de modo: através no meio na mosca a poucos pés. Durante. De uma vez a cada vez
b) Podemos interpretar o poema como um mapa para orientar onde, quando e como se orientar no mundo e alcançar o "fundo", ou seja, o íntimo do ser, o que você é de fato.
Leia mais sobre advérbios em:
https://brainly.com.br/tarefa/7788181