• Matéria: Filosofia
  • Autor: jusimarislencill
  • Perguntado 9 anos atrás

-indique alguns exemplos que justifiquem o otimismo cientifico que acompanhou a ciencia moderna . 2- cite um caso ou procedimento cientifico no qual a racionalidade cientifica se manifesta claramente de forma prejudicial a natureza e ao homem

Respostas

respondido por: IgorWefer
21
É razoável afirmar que o otimismo da ciência moderna tem seu germe em Descartes, em suas obras como, por exemplo, O Discurso do Método, mas se edifica somente no iluminismo após as proposições de Kepler, Galileu, e, de maneira mais notável, com Newton. Este é o período em que o homem busca se destituir da metafísica. Exemplo claro dessa tentativa observamos em Kant com a elaboração da Crítica da Razão Pura.

Uma vez que o homem não se concebe mais em um cosmos, isto é, sob um sistema absolutamente ordenado e sistemática onde cada ser tem seu lugar, função e finalidade (caráter tecnológico) tal como o aristotélico e ptolomaico e, por outro lado, Deus deixa de ser referência para as explicações acerca dos fenômenos manifestados no mundo, o homem encontra a partir de métodos próprios possibilidade de compreender como ocorrem os fenômenos.

A destituição da metafísica e a fertilidade do método científico abrem o caminho para o surgimento do positivismo com seus imperativos de ordem e de progresso. O progresso está aguilhoado ao otimismo de modo tal que ébno sentido do progresso (a qualquer custo) que o homem inicia sua atividade científica nociva à natureza, submetendo não apenas animais à mais terrível tortura, como na elaboração de produtos capazes de tornarem solos férteis em estéreis, tal como a bomba atômica.
Perguntas similares