• Matéria: História
  • Autor: Murilo4564
  • Perguntado 9 anos atrás

6) leia texto com atenção:

Após  ter prometido a Deus manter a paz em suas terras e ajudar fielmente a Igreja  a conservar seus direitos, vocês  poderão  ser recompensados empregando suas coragem noutro empreendimento.  Trata-se de um negócio de Deus. É  preciso que sem demora vocês param em socorro  de seus irmãos do Oriente, que várias vezes já pediram sua ajuda. Como a maior parte de vocês já sabe, os turcos invadiram aquela região;  muitos cristãos  caíram sobre seus golpes,  muito foram escravizados. Os turcos destroem igrejas saqueiam o Reino de Deus. Por isso, eu os exorto e suplico - e não  sou eu quem os exorta, mas  o próprio  senhor - a socorrer os cristãos  e Lever aquele povo para bem longe de nossas terras. 

A todos os que partirem e morrerem no caminho, em terra ou mãe, ou que perderem a vida combatendo os pagãos, será concedia a remissão dos pecados. Que combatam os infiéis os que até agora se dedicaram a gerras privadas, com grande prejuízo  dos fiéis.  Que sejam doravante cavaleiros de Cristo  os recebiam as recompensas os que se esperavam em detrimento do corpo e da alma. A terra que habitavam é estreita e miserável, Mais no território  sagrado do Oriente  há extensão de onde jorram leite e mel (...)"



Francisco Jr, H. As cruzadas . São Paulo: brasiliense, 1981, p.26-7



Explique o que foram as cruzadas. Quais as foram sua motivações e consequências?

Respostas

respondido por: DianaLopes1
11
as cruzadas eram expedicoes feitas pelos cavaleiros da cruz , que tinham a missao de cristianizar e eliminar os pagãos , estes matavam em nome de deus. Acreditavam e motivavaos saberem que iriam ser eliminados todos os seus pecados e iriam para o ceu.
respondido por: ysabelly070108
2

Resposta:

a. O argumento que Urbano II usou para justificar as cruzadas foi a invasão, os saques e as pilhagens promovidas pelos turcos, que segundo ele, matavam e até escravizavam os cristãos no Oriente.

b. O discurso se dirigia à toda sociedade e em especial aos homens que pudessem lutar como cavaleiros ou soldados de infantaria.

c. Além do fator religioso, o fator que impulsionou o movimento cruzadista foi o controle sobre as riquezas produzidas no Oriente.

Perguntas similares