• Matéria: Física
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

Se todos os anos tivessem 360 dias ao invés de 365, existiria ano bissexto?

OBS: Como não encontrei a parte de astrologia nesse site, eu criei na parte de física porque geralmente os físicos que eu conheço trabalham com astrologia.

Respostas

respondido por: alineonline
1
Provavelmente, sim.

O motivo do ano bissexto é um erro acumulado. 2016 foi bissexto, acertamos o erro. Mas à meia-noite de 2016 para 2017, mesmo que não considerássemos o horário de verão, na hora que nós estouramos o champanhe o planeta ainda não tinha terminado de dar a volta completa em torno do sol. Só lá pra hora que eu acordei , às seis e pouco , é que o ano acabou. No ano que vem, o réveillon astronômico é na hora do almoço. Em 2019, no lanche da tarde. E em 2020 só não vai ser na meia noite do dia 01 de janeiro porque vamos acertar esse erro colocando um dia a mais em fevereiro.

Não importa quantos dias há no calendário, e sim o percurso do planeta e a conjunção dos 2 movimentos de rotação e translação. Dificilmente seriam 360 dias exatos, e alguma correção teria que ser feita.

Anônimo: Muito obrigado pelo esclarecimento!
Anônimo: Obs: Acabei de perceber que você é moderadora neste site e gostaria de sugerir que poderia ter uma área especifica para falar sobre astronomia/astrologia. Obg ^_^
Perguntas similares