• Matéria: Geografia
  • Autor: Dersinho01
  • Perguntado 9 anos atrás

6. A Floresta Amazônica (FA) desempenha funções extremamente importantes para a dinâmica climática da América do Sul, tais como formação da mEc (Massa Equatorial Continental), que é responsável pela ocorrência do regime e ritmo pluviométrico em diversas regiões brasileiras. Além desta função, a FA influencia também nos sistemas atmosféricos regionais, bem como o surgimento de zonas de convergências, (ZCAS), criação de “rios voadores” e formação de nebulosidade. Na hipótese de destruição da Floresta Amazônica é provável ocorrer como consequência climática no território brasileiro (0,5):
a) Diminuição dos ventos, especificamente dos alísios do hemisfério sul.
b) Diminuição e migração das chuvas, já que a maior parte da umidade atmosférica da região se deve à umidade, disponibilidade hídrica e evapotranspiração das plantas.
c) Aumento dos índices pluviométricos e das médias térmicas.
d) Diminuição das chuvas e nuvens e também diminuição da temperatura e velocidade dos ventos

Respostas

respondido por: kethelymayara1
3
Acredito que seja a LETRA Ba)Falsa.A destruição da Floresta não interfere nos ventos alísios.Eles transportam umidade das Zonas tropicais(alta pressão) p/ Equatoriais(baixa pressão) provocando chuva na região. Então, está mais relacionado com a pressão do que com o bioma.b)Certa. A ausência dos rios voadores, iria afetar todo o Brasil, porque a evapotranspiração das plantas e a grande extensão do Rio Amazonas contribuem p/ o aumento do volume dos índices pluviométricos, por onde as nuvens passam.c)Falsa. Seria a diminuição dos índices pluviométricos e aumento das médias térmicas, com a destruição da Floresta.d)Falsa. Aumento da temperatura.

Dersinho01: Obrigado amiga pela ajuda
Perguntas similares