• Matéria: Filosofia
  • Autor: cassiojefferson
  • Perguntado 9 anos atrás

Explique por que a preocupação com a verdade é uma temática recorrente a filosofia ao longo de sua história. Desde os pensadores gregos aos contemporâneos.

Respostas

respondido por: Diplomatsia
1
Olá,

Quero dar uma resposta bem simplista e resumida. Sua resposta dá margem para várias discussões e narrativas.

Na antiguidade, a busca pela verdade se pautava às percepções do mundo natural e suas implicações morais para com o homem. Segundo o filósofo Sócrates, quem desconhece a verdade (aletheia) não pode ser bom; tem o julgamento distorcido da realidade. A verdade, para ele, é o caminho para a perfeição humana. Já para os sofistas, educadores itinerantes gregos e opositores intelectuais da corrente de pensamento socrático, assim como para Platão, a verdade e a prática da virtude eram circunstanciais. Tal relativismo sofístico não deixa de ser um pano de fundo para a epistemologia moderna, desde as ciências ditas humanas, como as naturais (vou explicar mais a frente e como isso é importante!). Nietzsche, por exemplo, acreditava que a verdade é um "ponto de vista", o que lhe era bem conveniente para seu pensamento niilista e, portanto agnóstico, em relação à possibilidade de se chegar a verdade absoluta. O relativismo, à proposito, sobre "a verdade" foi muito confrontado durante a Idade Moderna (e contemporânea) por filósofos analíticos, como Bertrand Russel, e Wittgeinstein, os quais descartaram a percepção metafísica sobre a verdade, enaltecendo ora modelo lógicos e fundamentados no empirismo (Quine) ou racionalismo (Frege) e possibilidade da "verdade absoluta". Mesmo Descartes, durante o século XVII, já se preocupava em criar um método para conduzir os pensamentos e a busca pela verdade inexorável, seguindo quatro princípios: princípio da evidência, análise, síntese e controle.

O fato é que a definição de verdade, durante a história do homem e da filosofia, sempre refletiu o progresso científico, moral e espiritual de uma nação e, numa perspectiva mais contemporânea, da humanidade. Foi e é importante definir o que é verdade (e como ela deve ser alcançada) para, em última análise, galvanizar a evolução intelectual (e sadia) do homem - e este é a contribuição da Filosofia para as outras áreas de conhecimento.

O princípio de falseabilidade de Popper, por exemplo, é um desdobramento sobre tal debate. A preocupação acerca da natureza da verdade (se ela é um produto circunstancial-relativístico ou cartesiano) é muito importante para a construção da História ("a verdade dos vencedores" vs "a dos fatos").

Espero ter ajudado!
Perguntas similares