Respostas
A República do Peru é conhecida por ser uma rica culturalmente, além disso, uma das mais antigas civilizações do mundo faz parte da sua história: os Incas. A civilização pré-colombiana chamada Inca viveu há quase 15.000 anos e possuía uma grande riqueza, principalmente em prata e ouro. Porém, o império Inca foi devastado por volta do século XVI, com a chegada dos espanhóis que já haviam dominado a América Central.
O conquistador espanhol Francisco Pizarro, junto com mais de 180 homens, iniciou uma guerra civil, transformando o império Inca em uma posse espanhola. Em 1534 era fundada, nas margens do rio Rimac, a Cidade dos Reis, atualmente conhecida como Lima. O Peru só conseguiria sua independência 300 anos depois, em 1821 com as batalhas de Junin e Ayacucho, todas lideradas por Simón Bolivar.
Entre os anos de 1879 e 1883 o país esteve em guerra com o Chile, na intenção de conquistar a província de Tarapacá. O que acabou não acontecendo, já que o país perdeu e ficou sem uma parte de seu território. Quase um século depois, um partido de tendência marxista se formava com a junção de intelectuais peruanos, chamada Aliança Popular Revolucionária Americana (APRA).
Durante parte da década de 1930, o partido sofreu bastante repressão, chegando a ter sua candidatura invalidada após ter vencido as eleições. Durante os outros anos, os governos do Peru variaram entre governos democráticos e militares.
Após uma grande crise social e econômica nos anos 80, causada pelo aumento da inflação e da dívida externa, entre outros problemas, surgem no país dois grupos de guerrilha conhecidos como Sendero Luminoso e o Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA), que tinham a intenção de tomar o poder e criar um governo.
Em 1990, com a inflação alta, o Peru elege Alberto Fujimori que, assim que toma posse, fecha o congresso e convoca uma assembleia constituinte para criar uma nova constituição. Após dez anos e uma melhora econômica e social o presidente Alberto Fujimori sai do poder sem conseguir livrar o Peru da recessão.
Após seis anos, Alan Garcia Pérez se torna o presidente do país, com esse governo o número de exportação aumenta significativamente e a inflação diminui o que acaba por aumentar consideravelmente o PIB.