Respostas
Resposta:
D. Pedro I conduziu a separação do Brasil de Portugal em associação com os interesses da elite que queria preservar a integridade territorial e o mercado nacional de escravos. Sua posição como "defensor perpétuo do Brasil" fica abalada graças a uma sucessão de incidentes causados pela inexperiência na condução das questões políticas e de estado. Alguns fatos podem ser destacados: - dissolução da Assembléia Constituinte; - outorga da Constituição de 1824; - empréstimos do exterior aplicados em setores não-produtivos; - guerra com a Argentina na questão da província Cisplatina - repressão violenta em relação à Confederação do Equador. Esses fatos e o movimento de oposição promovido pela elite e pelos militares acabaram culminando com a abdicação de D. Pedro I.
Se precisar de mais respostas me perguntem nos comentário ficarei feliz se puder ajudar...
A abdicação de Dom Pedro I foi o resultado da perda de apoio das elites brasileiras à sua figura, o que começou ainda em 1823, quando Dom Pedro I dissolveu a Assembleia Constituinte, e que foi piorando à medida que as elites regionais foram vendo-o como uma figura cada vez mais violenta e centralizadora.
Qual foi o estopim que levou à sua abdicação?
A Noite das Garrafadas, ocorrida entre 13 e 15 de Março de 1831, foi o que marcou o auge da insatisfação brasileira com Dom Pedro I e os setores da elite que ainda o apoiavam, tendo sido um episódio de violência política que envolveu jovens oficiais do Exército e que terminou por marcar, simbolicamente, o fim da "paciência" dos brasileiros com o seu jovem Imperador - que pouco depois disto abdicou.
Mais sobre Dom Pedro I em:
https://brainly.com.br/tarefa/11163539