• Matéria: ENEM
  • Autor: lilimedeiros1
  • Perguntado 9 anos atrás

A figura abaixo representa a posição de um móvel, em movimento uniforme, no instante t = 0. Sendo 5,0 m/s o módulo de sua velocidade escalar, pede-se o instante em que o móvel passa pela origem dos espaços.

Anexos:

Respostas

respondido por: Yumizinha
174
Existe uma fórmula na mecânica (área da física que estuda o movimento dos corpos) para movimentos uniformes (ou seja, que a velocidade não varia) para calcular o espaço do móvel em um determinado instante: a "equação do sorvete". S = So + Vt, onde S é o espaço (no caso, 0), So é o espaço inicial do móvel (30 m), V é a velocidade do móvel (-5 m/s, já que o móvel está andando "para trás") e t é o instante em que o móvel ocupará a posição (o que o enunciado pede). Substituindo, tem-se:
S = So + Vt
0 = 30 + (-5) x t
-30 = -5 x t
t = -30/-5
t = 6 s
Portanto, o móvel passará pela origem no instante t = 6 s.

Espero ter ajudado ;D

lilimedeiros1: Mds, muito obrigadaaa!!!!
respondido por: andre19santos
28

O instante em que o móvel passa pela origem dos espaços é 6 segundos.

O MRU (movimento retilíneo uniforme) representa aquele movimento onde a velocidade é constante, ou seja, a aceleração é nula, logo, a posição de um objeto pode ser calculada pela expressão:

S(t) = S₀ + v.t

onde S₀ é a posição inicial, v sua velocidade e t o tempo. Com os dados da figura, sabemos que a posição inicial do móvel é 30 metros e sua velocidade é de 5 m/s no sentido contrário da escala, logo, essa velocidade é negativa.

Temos então que:

S₀ = 30 m

v = -5 m/s

Queremos o instante t quando o móvel passa por 0, logo S(t) = 0, substituindo, temos:

0 = 30 - 5.t

5.t = 30

t = 6 s

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/19989560

Anexos:
Perguntas similares