Respostas
insoluveis: sulfetos, carbonatos, fosfatos e sulfitos
soluveis: nitratos, cloratos, acetatos, cloretos, brometos, iodetos e sulfatos
O soluto e o solvente podem ser líquidos, sólidos ou gasosos.
Se colocarmos um pouco de açúcar ou de sal de cozinha em um frasco com água veremos eles desaparecerem, porque ambos são solúveis em água.
O NaCl ao se dissolver em água produz cátions (íons +) e ânions (íons -) que se agregam às moléculas de água que é polar. Os cátions são atraídos pelo “lado de carga negativa" da molécula de água (oxigênio que é mais eletronegativo) e os ânions pelos “lados de carga positiva" (hidrogênios que são menos eletronegativos).
O açúcar é uma substância molecular, mas dissolve-se em água porque é uma molécula polar, tem regiões negativas e positivas. A interação com a água é do tipo dipolo-dipolo.
A sacarose (açúcar) contém grupos –OH e ela também forma ligação de hidrogênio com as moléculas de água e se solubiliza na fase aquosa.
O NaCl (substância iônica) é insolúvel em tetracloreto de carbono (CCl4), um solvente apolar, não há interação entre soluto e solvente, daí a regra: "em geral, semelhante dissolve semelhante".
A solubilidade é um fenômeno que depende das interações entre as moléculas do soluto e as moléculas do solvente e pode variar com a temperatura e a pressão.
Outra interação entre soluto e solvente além de ìon-dipolo (NaCl+água) e dipolo-dipolo (sacarose+água) é a Forças de Van der Waals, que ocorre entre solventes e solutos apolares (CCl4+I2).
Outros exemplos:
Soluções sólido-sólido: ligas metálicas: ouro-prata, bronze (cobre-estanho), latão (cobre-zinco)
Soluções sólido-líquido: sal e água, açúcar e água
Soluções líquido-líquido: álcool (etanol) e água
Soluções
gás-líquido: gás carbônico nos
refrigerantes, água gaseificada
Soluções gás-gás: ar atmosférico