Respostas
respondido por:
2
A sociologia estuda como o homem se comporta frente à sociedade que está inserido. Ou seja, a sociedade caminha conforme às novas necessidades e ao surgimento de novos grupos dominantes de alguma forma.
No caso da Revolução Industrial, Revolução Francesa e Iluminismo, o grupo dominante que estava surgindo era a burguesia. Na França, apesar da burguesia ser marginalizada, era a classe que mais pagava impostos, sustentando a luxuosa corte francesa. Conscientes de que aquele mundo de taxas e proibições estava atrapalhando o desenvolvimento da atividade burguesa, os indivíduos dessa classe exigiram uma grande mudança na estrutura da sociedade, sem rei que exigisse impostos e sem igreja que condenasse os lucros. Daí nasceu o iluminismo, propondo uma sociedade pautada na razão e democracia. É aí que você percebe a relação da sociologia: frente à necessidade de mudanças na sociedade, um grupo de homens se articularem para alterar uma estrutura social, um modelo político e econômico.
Com a Revolução Francesa e Iluminismo temos o questionamento de um antigo sistema. Já a Revolução Industrial já é um estágio quando a burguesia se consolidou e cresceu, obtendo muitos lucros. E foi nesse período que a sociologia merece ainda mais destaque: com a intensa exploração de trabalhadores e péssimas condições de vida, surgiram dois filósofos famosíssimos (Friedrich Engels e Karl Marx) que começaram a criticar o sistema e com isso, propuseram um tipo de sociedade mais justa, que mais tarde foi adotado por alguns países como socialismo ou comunismo. Perceba que mais uma vez, por causa de uma situação incômoda na sociedade, a sociologia se faz presente para constatar como o homem age frente ao novo padrão e a implicação de suas ações no novo modelo.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás