Diferentemente dos outros analistas de seu tempo, Karl Marx analisou o capitalismo para além de seus aspectos comerciais, procurando mostrar que o capital é uma RELAÇÃO SOCIAL. Desta maneira, Marx mostrou que:
I. As relações entre os homens no capitalismo são mediatizadas pela posse privada dos meios de produção.
II. O capitalismo é fruto do espírito empreendedor, aventureiro e disciplinado de uma classe avançada.
III. O capitalismo depende da existência de uma classe que detém a propriedade dos meios de produção e de outra, que só conta com sua força de trabalho.
As assertivas I, II e III são, respectivamente:
a.
V, F, V.
b.
V, V, F.
c.
V, V, V;
d.
F, F, F.
e.
F, V, V.
Respostas
Alternativa A. As assertivas I, II e III são, respectivamente: V, F, V no que se refere à análise de Karl Marx sobre as relações sociais do capitalismo.
Socialismo de Karl Marx
O ideólogo alemão Karl Marx propôs a alternativa socialista para substituir o capitalismo. Segundo ele, o caráter social (relações entre os homens) do capitalismo é baseado no caráter privado da apropriação. Logo, a alternativa I está correta.
A ideologia defendida por Marx, o socialismo, propunha uma sociedade sem desigualdades, sem classes detentoras de propriedades dos meios de produção em relação as outras, ou seja, criticava a classe e a filosofia capitalista. Logo, a alternativa II está incorreta.
Ainda de acordo Marx, o capitalismo depende da existência de duas classes distintas, uma delas corresponde à classe detentora de posses e outra mantém a propriedade privada por meio da força de trabalho. Logo, a alternativa III está correta.
Para aprender mais sobre o socialismo de Karl Marx acesse: https://brainly.com.br/tarefa/2033781