• Matéria: Biologia
  • Autor: miguelsacardo
  • Perguntado 9 anos atrás

como as civilizaçoes antigas poderiam, nos seus estudos e descobertas sobra a astronomia, confundir crença e ciencia

Respostas

respondido por: ferretti
9
Bom dia!

A ciência sempre esteve ao lado da religião. Aliás, vale notar, a Ciência que conhecemos hoje tem sua origem na Igreja Católica. A oposição entre ciência e religião já foi desmentida por diversos historiadores sérios. É necessário ter isso em mente para poder entender a relação dos antigos com sua astronomia.

Como criam em diversas divindades, os antigos - aqui nos restringiremos aos gregos e romanos, mas poderíamos falar também dos egípcios ou maias - acabavam entrando em um ciclo. Como assim? Explico:

Ao observar o espaço, as noites estreladas (distante das luzes artificiais das cidades de hoje) e os fenômenos naturais, os antigos passaram a entender todas essas coisas como místicas, sobrenaturais. Assim, começaram a idealizar deuses e construir, gradualmente, toda uma cultura religosa. Conforme seus conhecimentos astronômicos foram progredindo, eles acabavam realizando o processo contrário, associando às divindades já criadas aos fenômenos observados.

Grosso modo, crença e astronomia antiga se confundem à medida em que não há uma precisão - e nem podemos cobrá-la - tão clara na distinção entre religião e empiria, já que a própria empiria foi a fundadora das religiões antigas.

Abraços!
Perguntas similares