Respostas
Seguinte, as regras de acentuação serão as mesmas e não levarão em consideração o pronome que estiver em próclise, mesóclise e ênclise.
Ou seja...
Toda oxítona terminada em "a", "e", "o" e "em", seguidos ou não por "s", e em ditongos abertos "eu", "ei", e "oi", SERÃO acentuadas.
Ex: Re-di-MI-lo
Toda paroxítona não terminada em "a", "e", "o" e "em", seguidos ou não por "s", com exceção das terminadas em ditongo, SERÃO acentuadas.
Ex: Ari-AD-ne
Toda proparoxítona é acentuada.
Ex: CÁ-ri-es
Toda monossílaba terminada em "a", "e" e "o", é acentuada.
Ex: Mãe, pó e pão.
As semivogais "i" e "u" quando tônicas, formarem hiato (quando a separação silábica separa duas vogais) e ficarem sozinhas em uma sílaba, serão acentuadas.
Ex: sa-Ú-de e a-tra-Í-lo.
Resposta:
Em regra geral só serão acentuadas as oxítona terminadas em:
a, e, o seguidas ou não de s.
Exemplos: sabiá, aliás, café, português, jiló, retrós.
Lembrando que quando os verbos são VTD terminados em R,S,Z devemos retirar essas letras e adaptá-las (lo, la, los, las).
Explicação:
Ao fazer a separação da palavra ATRAIR TEREMOS A-TRA-IR.
Neste caso temos (ir) como uma sílaba tônica e com (r) no final como temos que fazer a adaptação do complemento do verbo teremos que retirar o (r) e substituí-lo por (lo).
Neste caso ao retirar a letra r para fazer a adaptação o (i) se transforma em um hiato. Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh". (atraí-lo)
Já, redimir ao separar ficaria (re-di-mir) e ao retirar o (r) (mi) não se enquadra em nenhuma das regras por que só serão acentuadas as oxítona terminadas em:
a, e, o seguidas ou não de s.
Hiatos
"i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh"
SA-Ú-DE.
PA-RA-Í-BA.