• Matéria: História
  • Autor: josehsr
  • Perguntado 9 anos atrás

Qual a diferença entre escravidão antiga e escravidão moderna? Por favor, expliquem com conceitos que realmente me façam entender :)

Respostas

respondido por: vandomacielvm
471
A escravidão antiga teve início quando os portugueses chagaram no Brasil e precisavam de pessoas para trabalhar com o pau-brasil, depois com café, cana-de-açúcar, Minas de ouro etc. Os escravos eram povos trazidos da África e eram vendidos aqui no Brasil.

A escravidão moderna é um pouco de diferente e muitas vezes não é percebida. Muitas pessoas trabalham como animais, sem férias, sem carteira assinada e outros direitos que o trabalhador tem direito. Geralmente acontece com pessoas analfabetas que não sabem ler e que não conhecem a lei..

Outro exemplo é o trabalho infantil, crianças que são obrigados à trabalhar desde cedo e não tem direito de brincar e estudar....

Bons estudos...

Abraços! !!

josehsr: Muito obrigado, abraços <3
respondido por: EduardoPLopes
345

A principal diferença entre a instituição da escravidão na Antiguidade e na Idade Moderna foi o caráter mercantil do escravo, além de formas de tratamento e a questão racial.

Durante a Idade Antiga os escravos eram, como diz o próprio Aristóteles, concebidos como seres humanos dotados de uma natureza fraca, e a condição de escravo era transmitida de pais para filhos e fundava uma classe social, subalterna, que tinha uma série de deveres, mas também alguns direitos, sendo em geral ligadas por tradição a família dos escravos e incomum a venda de escravos, geralmente adquiridos por meio da conquista militar.

Já na Idade Moderna passaram a ser vistos como objetos, que poderiam ser vendidos ou trocados, não tinham qualquer direito específico e nem constituíam, na prática, uma parte da sociedade, sendo visto quase como que animais, que existiam à margem.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/14325692

Anexos:
Perguntas similares