• Matéria: Biologia
  • Autor: biaapfelixBianc
  • Perguntado 8 anos atrás

09. (UFMS) O texto abaixo foi extraído de uma reportagem sobre estudos recentes nos quais pesquisadores apresentaram evidências de que uma população de salmões originou duas novas espécies em pouco mais de 50 anos. (...) Os cientistas presumiram que seria quase impossível assistir à evolução de uma nova espécie na natureza, um processo que era considerado longo demais para ser acompanhado durante o tempo de vida de qualquer ser humano. No entanto, pesquisadores que estudaram o salmão apresentaram evidências de que espécies novas podem evoluir muito mais rapidamente do que se julgava possível – em algumas dezenas de anos. Adaptado do jornal O Estado de São Paulo, de 30 Outubro de 2000. Há muita polêmica em torno das conclusões do estudo. Para refutar essas conclusões é preciso demonstrar que os salmões selecionados pelos pesquisadores são da mesma espécie. Para tanto basta provar que esses salmões:
a) São morfologicamente muito semelhantes entre si e têm a mesma desenvoltura para nadar;
b) Originam, pela reprodução, uma prole numerosa;
c) Têm os mesmos hábitos, ocupam o mesmo habitat e concorrem pelo mesmo tipo de alimento;
d) Reproduzem-se entre si, transmitindo seus genes ao longo das gerações;
e) Têm o mesmo número de cromossomos.

Respostas

respondido por: EricRDC
9
Letra "D". Para se reproduzir e gerar descendentes férteis, é necessário que os dois indivíduos envolvidos sejam da mesma espécie.

biaapfelixBianc: Ajudou bastante, obrigado!
EricRDC: Por nada!
respondido por: pieceprofessor
0

Olá, como vai? Estou aqui para ajudar! :)

Resposta: D - Reproduzem-se entre si, transmitindo seus genes ao longo das gerações;

Explicação: O conceito biológico de espécie determina que os indivíduos, para pertencerem à mesma espécie, devem possuir características morfológicas e fisiológicas semelhantes, mas, principalmente, possuir a capacidade de intercruzar e gerar descendência fértil.

Perguntas similares