• Matéria: Biologia
  • Autor: fernandalins21
  • Perguntado 8 anos atrás

Sobre resistência bacteriana. É errado utilizar antibióticos excessivamente, se não acaba-se selecionando as bactérias mais resistentes ao medicamento e, consequentemente, elas se proliferam. Então a solução seria deixar algumas bactérias sensíveis ao antibiótico e as resistentes? Se sim, a doença acaba não sendo combatida do mesmo jeito?

Respostas

respondido por: Bernadelli
0

Quando um processo infeccioso acomete o ser humano, e este faz uso de antibióticos, o potencial medicamentoso age sobre a parede celular do agente etiológico (das bactérias), eliminando as formas sensíveis (não resistentes).

Erroneamente dizemos que após um tratamento ineficaz, o processo infeccioso ainda persiste ou mesmo se intensifica. Isso ocorre por diversos fatores, na maioria dos casos por inobservância do indivíduo medicado quanto à periodicidade da prescrição, automedicação, ou muito raramente por prescrição indevida.

As bactérias nesse caso ficam parcialmente submetidas à eficácia do antibiótico, ou seu efeito em situações de uso correto apenas age sobre as bactérias não resistentes, persistindo as resistentes (selecionadas pela existência de um genótipo favorável) permanecendo a infecção.
Perguntas similares