Respostas
No Séc XV, a Europa via sua economia decair com a queda de consumo de bens produzidos na zona rural e agricola .Para abastecer muitas vezes tinha que exportar produtos que vinham do oriente , como especiarias ,objetos raros.
Entretanto para comprar este material os europeus tinham que negociar com os mercadores árabes ,pois a unica rota para fazer esta transição vinham pelo Mar mediterraneo, passando pelas cidades italianas de Genôva e Veneza .Muitos Mercadores envolvidos a exportação de produtos acabavam tornando-se mais caros , o que acabou contribuindo para crise economica.
Para evitar tais prejuizos oa europeus procuravam caminhos alternativos para encontrar as indias , e assim iriam comprar os produtos direto do fornecedor evitando os altos impostos.
As Espansões Maritimas eram caras ,e nenhum comerciante rico era capas de se enbrenhar nos mares sem o recurso dos reis ,as figura monarca era de grande importancia pois conseguia recursos publicos de toda nação para tais investimentos.Nesse tempo foram criadas as primeiras Bussolas e Autrolábios que auxiliavam na orientação maritima.
A primeira nação europeia a realizar a expansao maritima foi Portugal, graças a sua consolidação como estado bem organizado militarmente e independente das demais nações.