URGENTE ME AJUDEM
Formação e produção do espaço agrícola e conflitos agrário em Goiás e no mundo.
introdução, desenvolvimento e conclusão
Respostas
Os conceitos solo e terra não são iguais. O solo é um corpo natural que resulta da ação de fatores como o clima, os organismos e o tempo, sobre a rocha matriz, em determinada condição de relevo. A interação do solo com o meio que o cerca define a terra; oconceito terra abrange, portanto, não apenas o solo, mas outros elementos como localização, relevo, vegetação, erosão e clima.
A atividade agropecuária apresenta peculiaridades em relação às outras atividades econômicas, e em especial em relação à indústria, destacando-se entre elas o fato de que o meio de produção fundamental na agropecuária, a terra, não pode ser multiplicado pelo homem, damaneira como ocorre com as máquinas e outros fatores de produção; devido a isto, a sua apropriação histórica assume uma importância fundamental. Houve um grande desenvolvimento da Agronomia nas últimas décadas, permitindo inclusive que com a hidroponia sejam realizados cultivos em soluções nutritivas, sem o uso do solo; entretanto, o cultivo hidropônico se dá de forma limitada em relação às espécies,estruturas das plantas e resultados econômicos.
O espaço agrícola é aquele destinado, majoritariamente, à produção de alimentos e é localizado na zona rural. O Brasil tem uma grande diversidade de perfis de agricultores e espaços agrícolas, envolvendo desde grandes produtores rurais de commodities agrícolas até pequenas propriedades agrícolas da agricultura familiar. A agricultura familiar é responsável pela produção da maior parte dos alimentos que chegam na nossa mesa, enquanto que as commodities são destinadas, em grande parte, para a exportação.
A utilização do espaço agrícola e os conflitos agrários estão presentes em várias localidades. Os motivos são diversos e, geralmente, envolvem o uso da terra. Recentemente, o desmatamento gerou uma série de conflitos entre os agricultores, os ambientalistas e comunidades locais no Brasil. Além disso, há um conflito agrário histórico entre os indígenas e os fazendeiros que exploram terras, possivelmente, pertencentes a esses povos.
Leia mais sobre o assunto: https://brainly.com.br/tarefa/10853388
Bons estudos!