• Matéria: História
  • Autor: raizamcc
  • Perguntado 9 anos atrás

Os filosofos iluministas eram contrarios à religião cristã?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
422
Os filósofos iluministas não eram, necessariamente, contrários à religião cristã, mas eram contrários à participação da Igreja em assuntos políticos, defendendo a separação de Estado e Igreja.

Na época em que surgiu o Iluminismo, a Igreja Católica era colossal: influenciava reis, era responsável pela educação, queimava e torturava hereges e prejudicava o avanço da ciência. 

Contra esta instituição e o dogmatismo apresentado pelos cristãos, os iluministas buscaram diminuir a influência da Igreja, relegando-a à posição de tratar de assuntos espirituais e deixando que os demais assuntos fossem compreendidos partindo de um ponto de vista laico.
respondido por: ferretti
64

Os filósofos iluministas eram, em geral, críticos ferrenhos da religião cristã. Os textos de Voltaire (Imagem), por exemplo, evidenciam uma espécie de ódio que este carregava contra a Igreja.

A perspectiva iluminista entendia que a razão deveria vir acima de qualquer fé, e que a Igreja deveria ser afastada do Estado, porque, associada a ele, não permitia que os indivíduos fossem livres e que utilizassem corretamente a razão.

Iluministas perseguiram, durante a Revolução Francesa, por exemplo, religiosos e crentes, por exemplo, o que revela uma espécie de contrariedade deste tipo de pensamento, à manifestação livre de fé.

Ao afastar a ideia de Deus, os iluministas retiraram da sociedade cristão seu centro, o que foi e ainda é um critério relevante para a redução da população cristã na França, por exemplo.

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/18994566

Anexos:
Perguntas similares