Depois de bater recordes de público em Brasília (165 mil visitantes) e no Rio de Janeiro (970 mil visitantes), chega a São Paulo a mostra "Aleijadinho e seu Tempo - fé, engenho e arte", que reúne cerca de 200 peças originais do Barroco mineiro, entre estatuárias, objetos sacros, oratórios, artigos em ouro, mapas e desenhos, produzidos pelo escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), e por outros artistas da época, como Mestre Piranga, Francisco Xavier de Brito, Mestre Athaíde e Francisco Servas, além de trabalhos de autoria desconhecida.”
(Fonte: Disponível em: . Acesso em: 10 mar 2016)
Aleijadinho foi, certamente, um dos maiores representantes da arte barroca no Brasil. Com base no texto e na história do artista, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Aleijadinho produziu a sua obra até o momento em que a sua deficiência foi agravando, não conseguiu continuar produzindo por falta de recursos na época.
b. Aleijadinho desenvolveu uma deficiência física e adaptou materiais para continuar o seu trabalho. O artista conviveu em uma época de exclusão social.
c. Aleijadinho produziu sua obra com o auxílio de ajudantes e da comunidade que o integrava em todos os processos de convívio social.
d. Aleijadinho, mesmo com deficiência física, adaptou materiais para produzir a sua obra. O artista contava com a ajuda e o reconhecimento da sociedade inclusiva da época.
e. Aleijadinho desenvolveu uma deficiência muito cedo e treinou seus ajudantes para continuarem a sua obra, tendo em vista que passou a receber atendimento especializado na comunidade.
Respostas
respondido por:
73
d. Aleijadinho desenvolveu uma deficiência física e adaptou materiais para continuar o seu trabalho. O artista conviveu em uma época de exclusão social.
respondido por:
3
Resposta:
Aleijadinho desenvolveu uma deficiência física e adaptou materiais para continuar o seu trabalho. O artista conviveu em uma época de exclusão social.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás