Respostas
O átomo também é denominado como sendo a partícula fundamental, graças à sua característica de não poder ser dividido mediante processos químicos.
Por exemplo, cada molécula de água é formada por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio: H2O
ao longo de muitos séculos
Um átomo é a partícula mais pequena que é possível obter, de um determinado elemento químico, e que ainda caracteriza esse elemento químico.
Ele apresenta um núcleo com carga positiva que apresenta quase toda sua massa (mais que 99,9%) e um determinado número de eletrões em volta desse núcleo.
É também importante saberes que, num átomo, o número de protões é sempre igual ao número de eletrões.
Assim, os átomos são eletricamente neutros!Até ao final do século XIX, era considerado a menor porção em que se poderia dividir a matéria. Mas nas duas últimas décadas daquele século, as descobertas do protão e do eletrão revelaram que essa ideia estava errada.
Posteriormente, o reconhecimento do neutrão e de outras partículas subatómicas reforçou a necessidade de revisão do conceito de átomo.
Cada elemento químico é representado por um átomo diferente.
Podes consultar também:
A evolução do modelo atómico.
A tabela periódica dos elementos químicos.
Como é constituído um átomo?Atualmente sabemos que os átomos são constituídos por três tipos diferentes de partículas fundamentais:
protões, neutrões e eletrões.No núcleo (centro) do átomo estão os protões e os neutrões, enquanto que os eletrões giram em seu redor, numa zona chamada a nuvem eletrónica. A núvem eletrónica de um átomo representa a probabilidade de encontrar os eletrões num determinado local do espaço.
Os eletrões de um átomo ocupam determinados níveis de energia (o número de eletrões em cada nível de energia é expressa pela distribuição eletrónica).
As três partículas fundamentais do átomo têm as seguintes propriedades:
Partículas fundamentais do átomo
PartículaCarga elétricaMassaNeutrãoneutraaproximadamente igual à do protãoProtãopositivaaproximadamente igual à do neutrãoEletrãonegativa1840 vezes inferior à do protão (ou do neutrão)
É o número de protões (número atómico) que diferencia um elemento químico (tipo de átomo) de outro. Um átomo que tenha 10 protões pertence a um elemento químico diferente de um outro que tenha 11 protões.
Quando um átomo ganha ou perde um ou mais eletrões, deixa de ter carga elétrica neutra e passa a ser um ião. No caso de ganhar um ou mais eletrões passa a ser anião (ião negativo). Se o átomo perder um ou mais eletrões passa a ser um catião (ião positivo).
Quando os átomos se combinam entre si, dão origem a moléculas.