Respostas
Olá,
O Sistema Respiratório é involuntário, isto é, ele funciona independentemente de nossa vontade, desejo ou consciência. Ainda que alguém possa pensar "mas eu consigo prender a respiração se eu quiser", é impossível não respirar por mais de alguns minutos; naturalmente você irá voltar a respirar contra a vontade.
Além disso, se fosse voluntário, ninguém respiraria enquanto dorme, e sabemos que é impossível dormir e não respirar.
Outro exemplo de sistemas involuntários é o digestivo: ele independe da sua vontade em digerir o alimento ou não. A partir do momento em que ingerimos os alimentos, eles começarão a ser digeridos pelo nosso sistema.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Voluntário
Explicação:
O pulmão mal chega a ser um órgão. Ele é pouco mais que um vazio úmido dentro do corpo, no qual a atmosfera pode entrar em contato com a circulação. Nada no pulmão trabalha de modo comparável, por exemplo, ao que sucede com o intestino,o rim, o fígado. O pulmão é um vazio organizado para pulsar e, durante essa pulsação, permitir que haja a ventilação daqueles lugares do vazio que estão juntos aos capilares da pequena circulação.
É necessário mostrar a passividade do pulmão com toda clareza: coloquemos um indivíduo numa câmara herméticamente fechada, com uma quantidade de ar, digamos, de 10% (na atmosfera temos 21%). Depois, injetamos numa veia do braço desse indivíduo oxigênio puro; o sangue venoso se arterializará completamente na própria veia. Ao chegar ao pulmão, ao invés de absorver oxigênio, o sangue desprenderá oxigênio, funcionando as avessas.
Experimente ficar sem respirar. Aposto que você consegue, ficar 30 segundos, 1 minutos. Caso se hiperoxigene, 3 minutos, 8 minutos?
Agora experimente parar seu coração voluntariamente. Seus rins, seu fígado. Impossível, certo?
Respirar é um ato consciente e voluntário. Quantas vezes você se pegou tão longe da sua respiração que você literalmente se esqueceu de respirar? Nosso organismo funciona de forma automática, até a respiração. durante o sono. Mas o único órgão que temos controle sobre ele, é o pulmão. Respirando bem, ou respirando mal, temos controle sobre nossa respiração.