• Matéria: Filosofia
  • Autor: marciacompras32
  • Perguntado 9 anos atrás

explique a ruptura entre mito e filosofia?


marciacompras32: Platão foi discípulo de socrates e os dois tinham a opiniao de que o conhecimento se constrói por meio do dialogo.Platao tinha uma visao dualista da realidade, para ele existia o mundo sensivel e o mundo inteligivel.explique o que vem a ser para Platao :

Respostas

respondido por: Rafesx
100
O mito é uma narrativa a qual o assunto não se questiona, já a filosofia é algo que problematiza, tornando aquele assunto interessante, fazendo com que pessoas e filósofos discutem sobre o assunto. No mito a resposta já é dada, na filosofia é procurada. 
respondido por: EduardoPLopes
61

A ruptura entre mito e filosofia é a ruptura entre modelos de explicação da natureza, de modo que a filosofia é uma forma nova de compreender o mundo.

No modelo mítico, que não é racional, a natureza é explicada não pela observação cuidadosa e atenta, mas pelo recurso a uma narrativa tradicional, de modo que é verdade aquilo que dizem as autoridades míticas.

Já na filosofia, precursora da ciência, o homem começa a questionar as explicações tradicionais e buscar explicações baseadas na razão para o mundo que o cerca.

Perguntas similares