Respostas
O narrador-testemunha observa do interior da trama o que nela se passa; ele representa um avanço em relação à intervenção de um ponto de vista externo. Esta categoria conta a história do ponto de vista da 1ª pessoa e vivencia os fatos que relata do ângulo de uma criatura fictícia secundária. Desta posição ele pode conceder ao leitor uma visão mais clara e plausível dos eventos que se desenrolam na narrativa que relata.
Daí ele ser considerado um narrador testemunha, isto é, ele dá o testemunho do que vê, daquilo que considera verídico ou deseja transmitir como se fosse algo realmente autêntico. Assim como o narrador protagonista, ele também tem uma percepção restrita do que se passa, pois traduz o que presencia da margem dos fatos.
Assim sendo, ele não tem o dom de saber o que ocorre na mente dos outros personagens. Portanto, tudo que pode fazer é deduzir, levantar probabilidades e valer-se de eventos que testemunhou ou captou através da audição. Também tem ao seu alcance correspondências ou documentos íntimos de outra natureza.
Ele é mais imparcial e impessoal que o narrador em primeira pess