Respostas
DUREZA
É a propriedade característica de um material sólido. Basicamente, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro, como na popular escala de Mohs para os minerais, que é uma tabela arbitrada de 1 a 10 na qual figuram alguns desses em escala crescente a partir do talco ao diamante. Outra maneira de avaliar a dureza é a capacidade de um material penetrar o outro. Na engenharia e na metalurgia, o chamado ensaio de penetração para a medição da dureza. A partir de um referencial intermediário, a dureza pode ser expressa em diversas unidades. Desde que haja um referencial intermediário, é a resistência oferecida por uma determinada liga padrão à penetração de um outro material que fornecerá o índice de dureza para os metais, sendo, portanto, de particular interesse para avaliar a resistência ao desgaste, o grau de endurecimento superficial por tratamentos térmicos e a resistência mecânica em geral do material, uma vez que as características mecânicas de sua superfície associadas ao grau de transferência térmica é que responderão como um todo. No entanto, um fator que gera imprecisões neste tipo de ensaio é o de que os materiais tendem a deformar a impressão deixada após a remoção da carga, devido à excessiva elasticidade ou à grande aderência por plasticidade.
IMPENETRABILIDADE
É o nome dado à qualidade da matéria pela qual dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. O filósofo John Toland defendeu que a impenetrabilidade e a extensão são suficientes para definir matéria, afirmação que foi fortemente contestada por Gottfried Wilhelm Leibniz. John Locke considerou que a impenetrabilidade era "mais uma consequência da solidez, do que a própria solidez."
VOLUME
O volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo. O volume tem unidades de tamanho cúbicos (por exemplo, cm³, m³, in³, etc.) Então, o volume de uma caixa (paralelepípedo retangular) de comprimento T, largura L, e altura A, é:
V = T. L. A
Sua unidade no Sistema internacional de unidades é o metro cúbico (m³). A seguinte tabela mostra a equivalência entre volume e capacidade. Contudo, não é considerada uma unidade fundamental do SI, pois pode ser calculado através dos comprimentos. A unidade mais comum utilizada é o litro.
Volume Capacidade
Metro cúbico quilolitro
Decímetro cúbico litro
Centímetro cúbico mililitro
ELASTICIDADE
Propriedade que a matéria tem de retornar seu volume inicial - depois de cessada a força que causa a compressão. EX:
O êmbolo está sendo empurrado para a saída de ar da seringa, mas essa saída é obstruída pelo dedo. O êmbolo, ao ser liberado da força a que era submetido, retorna à posição inicial na seringa, e isso mostra a elasticidade do ar.
DIVISIBILIDADE
Propriedade que a matéria tem se reduzir-se em partículas extremamente pequenas.
COMPRESSIBILIDADE
A compressibilidade é uma variação infinitesimal do baixo volume por unidade de variação. Em termos mais simples, é a propriedade que a matéria apresenta quando sofre a ação de forças adequadamente distribuídas, tendo seu volume diminuído. Em termodinâmica e mecânica dos fluidos, compressibilidade é uma medida da relativa mudança de volume de um fluido ou sólido como uma resposta a uma pressão (significativa alteração de tensão).
Tenacidade
Brilho
Cor
Resposta:
Explicação: