• Matéria: História
  • Autor: elenisr
  • Perguntado 9 anos atrás

cite algumas mudanças político-economicas ocorridas na Europa no século XIX.

Respostas

respondido por: a04na
3

.

I - A Europa dos Séculos XV e XVI – Renascimento, Descobrimento e Reformas Religiosas

A - Transformações Econômicas, Sociais e Políticas

1- Mudanças Econômicas e Capitalismo - Em meados do século XV perceberam-se sinais indicadores da progressiva superação da crise dos séculos XIV e XV. As atividades econômicas recomeçaram a se expandir e a população voltou a aumentar. A expansão econômica foi um fenômeno bastante amplo, abrangendo diversos setores produtivos e de troca comercial. Esse início de um longo período de prosperidade na Europa constituiu o ponto de partida de teorias interpretativas baseadas em noções como a Revolução Industrial e o capitalismo comercial.Mudanças variadas e significativas podem ser percebidas durante os séculos XV e XVI, dentre elas transformações das relações de propriedade e de exploração fundiária em algumas regiões européias, mudanças organizacionais e em alguns casos também de ordem técnica na produção artesanal, que resultam no surgimento das manufaturas e no aperfeiçoamento dos mecanismos.

B - As Estruturas Sociais e sua Dinâmica: As Sociedades do Antigo Regime - Trata-se de sociedades essencialmente aristocráticas, caracterizadas pela dominação exercida pela aristocracia constituída de nobres e eclesiásticos. Essa sociedade repousa em pressupostos ideológicos e mentais cuja noção básica é a de estado. Era também fortemente hierarquizada e, ao menos em princípio, tendente ao imobilismo das situações sociais. Contudo, a partir dos séculos XV e XVI a chamada burguesia tende a crescer em número, riqueza e importância social e política e vai imprimir um crescente dinamismo à sociedade, intensificando a mobilidade dos indivíduos em seu interior. É preciso, porém, lembrar que até o século XVIII a burguesia não modifica o caráter aristocrático da sociedade e que sua ascensão vai ser severamente bloqueada a partir da segunda metade do século XVI por uma verdadeira reação feudal.

C - Estado Moderno e Absolutismo - Entre as mudanças associadas à época renascentista, está o surgimento dos Estados modernos europeus. Encontram-se aí também os processos que resultaram no absolutismo. A centralização da administração, a incorporação de territórios, o fortalecimento do poder monárquico já eram práticas adotadas pelos governantes. Mas, apesar de constatar várias práticas absolutistas em muitas monarquias européias, diversas formas de assembléias de Estado ainda persistiam, gerais ou provinciais. Elas constituíam estâncias representativas das resistências oferecidas pelos segmentos sociais privilegiados ao avanço de pretensões absolutistas do poder real.O Estado do século XVI constitui a primeira etapa moderna da concentração de poder estatal. É o chamado Estado Estamental, cuja principal característica é a divisão do poder entre o príncipe e as assembléias estamentais nobreza, clero e cidades. Se trataria de um Estado dualista onde o príncipe e o país coexistem um ao lado do outro, ambos com a mesma posição e ambos com direitos próprios, e o poder do Estado provém de uma dupla fonte. Os conflitos que ocorreram em seguida, como a eclosão da Reforma e as guerras de religião contribuíram para fortalecer o poder real em face de seus inimigos internos ou externos e também para fortalecer o poderio político e econômico dos príncipes e os fundamentos religiosos de sua autoridade.


Perguntas similares