• Matéria: Sociologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

No livro “História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil” no item “O movimento dos surdos: Língua Brasileira de Sinais, cultura e identidade surda” Com a instalação das escolas para surdos, surgiu também a disputa sobre o melhor método de educação de surdos: a Língua Brasileira de Sinais, o oralismo ou a mista. No final do século XIX, a Língua de Sinais sofreu grande revés. Em 1880, no Congresso Internacional de Professores de Surdos, em Milão, Itália, o método oral foi escolhido como o melhor para a educação dos surdos.
Escolha uma:
a. Contrariando a orientação do Congresso de Milão, o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos também não proibiu a Língua de Sinais.
b. Língua de Sinais foi proibida oficialmente em diversos países, sob a alegação de que destruía a habilidade de oralização dos surdos
c. Essa proibição criou o que alguns estudiosos contemporâneos chamam de “ouvintismo”, que seria o conjunto de representações dos ouvintes a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e narrar-se como se fosse surdo
d. Tal proibição despertou o que alguns autores chamam de “despertar cultural do povo surdo”, já que a proibição dessa língua tem por consequência a negação da cultura e da identidade surdas.

Respostas

respondido por: dguerra
22

A resposta correta é: Língua de Sinais foi proibida oficialmente em diversos países, sob a alegação de que destruía a habilidade de oralização dos surdos.

Perguntas similares