• Matéria: Artes
  • Autor: jacke4ever
  • Perguntado 9 anos atrás

No Brasil, segundo Arlindo Machado, a utilização do vídeo aconteceu em três fases: a primeira nos anos 1970, a segunda nos anos 1980 e a terceira nos anos de 1990. (LIMA, Marília Xavier. Videoarte no Brasil: história e conceitos. Mestrado do Curso de Comunicação Social, Faculdade de Comunicação da UFJF. Juiz de Fora, MG. S/d.)

O que você pode dizer sobre a Vídeoarte? E, Como eram as três fases da utilização do vídeo no Brasil?

Respostas

respondido por: PCgamer10
1
Ensaios de Arte, Literatura e Comunicação

surgimento e a evolução da videoarte no Brasil
Em entrevista, a curadora do Museu de Arte Contemporânea da USP, Ana Magalhães, traça um panorama da videoarte no Brasil, desde o início até os dias atuais.
default
Em sua 13ª edição, a Videonale é um festival do Kunstmuseum Bonn inteiramente dedicado à videoarte. A historiadora de arte Ana Magalhães, curadora do Museu de Arte Contemporânea da USP e que atuou como coordenadora editorial da Fundação Bienal de São Paulo entre 2001 e 2008, participou do festival com a palestra "Videoarte no Brasil", dando um panorama da prática no país desde o início, nos anos 70.

Ela abordou aspectos importantes da cena artística brasileira naqueles anos, marcados pela ditadura militar, e falou sobre o papel do Museu de Arte Contemporânea da USP na divulgação desses artistas. Foram exibidos trabalhos de Letícia Parente, Anna Bella Geiger e Rosângela Rennó, entre outros. Magalhães também concedeu uma entrevista à Deutsche Welle, sintetizando os principais pontos abordados em sua palestra.

Deutsche Welle: Como a senhora mencionou em sua palestra, o país recebe seus pioneiros na década de 70, com Anna Bella Geiger, Sônia Andrade, Ivens Machado, Fernando Cocchiaralle e Letícia Parente. A que se deveu esta passagem de artistas brasileiros à prática da videoarte e de que maneira a década de 70 marcou o início da prática no Brasil?

Ana Magalhães: Na verdade, devemos separar dois aspectos para melhor entender a emergência da videoarte no Brasil. Um aspecto é o de se considerar quando os artistas no Brasil começaram a se interessar pelo vídeo e pela TV. Neste sentido, podemos dizer que havia já algumas experiências com vídeo por parte de alguns artistas brasileiros, anteriores à década de 1970. Uma autora como Christine Mello, em seu ensaio El videoarte en Brasil y otras Experiencias Latinoamericanas (2006), menciona artistas como Wesley Duke Lee e Artur Barrio, que já nos anos 1960 fizeram o uso do aparelho de televisão em instalações
Perguntas similares