Respostas
- Lactobacilos
são importantes para o nosso sistema digestivo e imunológico. Os chamados alimentos probióticos representam saúde e proteção ao organismo.
Milhares de microorganismos vivos agem permanentemente em nossa flora intestinal e são responsáveis pela absorção dos nutrientes ingeridos através da alimentação. Esses "bichinhos" melhoram a integridade da parede intestinal e assimilam alguns nutrientes importantes para o organismo, como o cálcio e o ferro. De nada adianta seguir uma alimentação saudável se a flora intestinal não estiver sadia.
Alimentos como o leite, iogurte, queijo fresco e a coalhada, são fundamentais em nosso dia-a-dia, porque contêm o melhor dos probióticos: os lactobacilos vivos, os mesmos do leite fermentado.
Pesquisas mostram que os lactobacilos equilibram o funcionamento intestinal, impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão, fortalecem o sistema imunológico, além de prevenir o câncer de colón - localizado no intestino grosso.
- Bifidus
É uma bactéria comum no intestino dos seres humanos. Conhecida pelo nome científico de Bifidobacterium longun, atua junto com outras bactérias da flora intestinal, sintetizando as vitaminas K, Bl, B2, B6 e B12 além de outros nutrientes, que são prontamente absorvidos durante a digestão. Possuem, ainda, um efeito desintoxicador, eliminando possíveis toxinas prejudiciais ao homem. Não é de estranhar, assim, que os nutricionistas incluam o bifidus vivo no leite fermentado dos iogurtes, para aumentar as colônias ativas dessas bactérias no organismo das pessoas.
Espero ter ajudado <3