A Reforma Pombalina, implantada por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, ocorreu com a expulsão dos jesuítas do Brasil. A educação jesuítica não contemplava totalmente os interesses da Corte Portuguesa, que eram eminentemente comerciais. Enquanto os jesuítas se preocupavam com o proselitismo, o Marquês de Pombal pensava em organizar a escola para atender aos interesses do Estado. Com a chegada da Família Real ao Brasil a orientação em relação ao tipo de educação implantada no país privilegiava a formação das elites dirigentes. Daí, o ensino superior e o secundário serem privilegiados, em detrimento do ensino primário que ficou a encargo dos governos provinciais.
Da leitura do texto anterior, compreende-se que:
Escolha uma:
a.
O ensino primário, o ensino secundário e o ensino superior ficaram sob a responsabilidade dos governos provinciais.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c.
A educação implantada no país privilegiava a formação das camadas da população mais pobre, após a chegada da Família Real ao Brasil.
d.
A educação jesuítica tinha objetivo religioso e com a Reforma Pombalina A escola passa a servir aos interesses e fins do Estado.
Respostas
respondido por:
6
"d", pois o texto já deixa claro isso: "...Com a chegada da Família Real ao Brasil a orientação em relação ao tipo de educação implantada do país, privilegiava a formação as elites dirigentes"
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás