Respostas
A insatisfação com as certezas dogmáticas trazidas pelas explicações míticas do mundo fez nascer, com os gregos antigos, um novo vocabulário. Ao conjunto de expressões e conceitos recém-construídos por esse novo vocabulário convencionou-se chamar: Filosofia.
Este novo vocabulário começa a ser desenvolvido em colônias gregas, como a Jônia e a Magna Grécia (Península Itálica e Sicília), por volta do século VI a.C., e tem por intenção original uma busca pela racionalidade que regula e estrutura o universo e as coisas nele contidas.
Com isto, os primeiros pensadores gregos envolvidos nesta tarefa, posteriormente conhecidos como filósofos pré-socráticos, iniciam um processo de dessacralização da natureza. Nesse processo, talvez mesmo sem se aperceberem, ofereceram as bases para o próprio pensar filosófico. Isto é, além de esboçarem um novo vocabulário, um novo arcabouço conceitual, ajudaram a desenvolver um novo pensar.
A filosofia é um único conhecimento que vai até as raízes das perguntas buscando definir os conceitos fundamentais utilizados em todos os outros campos do conhecimento ( felicidade, politica, ética, justiça, verdade, conhecimento, etc...) .