Leia esse trecho da Carta Testamento de Getúlio Vargas: "Sigo o destino que é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e ?nanceiros internacionais, ?z-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo." (VARGAS, G. Carta Testamento. Disponível em: Acesso em: 17 jul. 2015.) Considere o texto, as características históricas e políticas do período e seus conhecimentos sobre os tipos ideais de dominação na visão de Weber. Assinale a alternativa que apresenta a configuração do tipo de dominação exercida por Getúlio Vargas:
Respostas
Leia esse trecho da Carta Testamento de Getúlio Vargas:
"Sigo o destino que é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e ?nanceiros internacionais, ?z-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo."
(VARGAS, G. Carta Testamento. Disponível em: Acesso em: 17 jul. 2015.)
Considere o texto, as características históricas e políticas do período e seus conhecimentos sobre os tipos ideais de dominação na visão de Weber. Assinale a alternativa que apresenta a configuração do tipo de dominação exercida por Getúlio Vargas:
Alternativas:
a)Dominação carismática e tradicional.b)Dominação legal e carismática.c)Dominação tradicional que se opõe à dominação carismática.d)Dominação legal que reforça a dominação tradicional.e)Dominação tradicional e legal.
A resposta é a letra A: dominaçao carismatica e tradicional
Resposta:
A) Dominação carismática e tradicional.
B) Dominação tradicional que se opõe à dominação carismática.
C) Dominação tradicional e legal.
D) Dominação legal e carismática.
E) Dominação legal que reforça a dominação tradicional.
Explicação:
A partir da compreensão da tipologia da dominação em Max Weber, deve-se analisar o caso de Getúlio Vargas a partir dessa tipologia. Assim, o que se percebe é que (1) Vargas esteve à frente de um regime de liberdade social, e que (2) teve apoio popular. Assim, os dois tipos de dominação aqui presentes são a dominação legal (enquanto chefe de governo) e a dominação carismática (por estar nos “braços do povo”).