A fotossíntese e a respiração são os processos mais importantes de transformação de energia nos seres vivos. Podemos classificá-los em processos de liberação e de incorporação de energia. São estes processos vitais para os seus vivos e sobre eles foram feitas algumas afirmativas. Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.
1. Os seres ditos autótrofos realizam os processos de liberação e de incorporação de energia.
2. Os seres ditos heterótrofos realizam diretamente o processo de liberação e dependem indiretamente do processo de incorporação de energia.
3. Podemos considerar o processo de incorporação quimicamente contrário ao processo de liberação de energia, mas são, ao mesmo tempo, processos complementares, propiciando nos ecossistemas o ciclo de CO2 e do 02.
4. É exclusiva dos seres autótrofos a realização do processo de incorporação de energia.
(a) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas.
(b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas.
(c) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas.
(d) Quando somente a alternativa 4 estiver correta.
(e) Quando todas as alternativas estiverem corretas.
Respostas
Justificativa: 1- eles incorporam energia em forma de luz e liberam energia em forma de gás.
3- sim, são complementares como a respiração humana, incorporamos O2 e liberamos CO2.
Resposta:
Alternativa E
Explicação:
A liberação de energia é realizada por respiração e por fermentação. A incorporação de energia corresponde à síntese de moléculas orgânicas com origem em substâncias inorgânicas. Esse processo ocorre por fotossíntese e por quimiossíntese.
1.
Autótrofos realizam incorporação e liberação de energia.
2.
Heterótrofos realizam processos de liberação de energia utilizando matéria orgânica que foi produzida por algum organismo autótrofo (que incorporou energia).
3.
Incorporação de energia, como no caso da fotossíntese, envolve a conversão de matéria inorgânica em matéria orgânica: emprega CO2 e libera O2. A liberação de energia, como no caso da respiração celular, envolve a conversão de matéria orgânica em matéria inorgânica: emprega O2 e libera CO2.
4. Somente autótrofos são capazes de realizar processos de incorporação de energia.