• Matéria: História
  • Autor: mikaasiegatudy
  • Perguntado 9 anos atrás

Rousseau defendia que a educação não se limitava ao ambiente da escola ou a determinada instituição. Explique essa afirmação com base nesse trecho da obra Emílio ou da educação.

Respostas

respondido por: aricialemus877
41

O objetivo do presente artigo é destacar em que sentido a obra máxima de Rousseau no campo educacional inclui-se num universo de produção intelectual, cuja preocupação transcende o ato pedagógico, formativo, caracterizado pelo processo educacional do Emílio, encontrando-se em sua confluência com a formação política proposta por Rousseau no Do Contrato Social. Nossa discussão gira em torno da correlação dessas duas obras, tentando resgatar um conceito de cidadania, que poderíamos ler, nas entrelinhas do discurso de Rousseau, como possibilidade de reflexão, para não dizer, superação do impasse instaurado por Rousseau na sua concepção naturalística de homem e sociedade.



aricialemus877: Se o homem é essencialmente, naturalmente bom, e a vivência social civilizatória o corromperia, como lidar com a possibilidade de superar esse encadeamento conceitual?

Tentaremos buscar essa possibilidade em uma concepção de cidadania que emerge na obra rousseauneana, buscando os indícios desse conceito em uma formação e estruturação intelectual.
aricialemus877: Os críticos mais ferrenhos de sua obra, sempre procuram descaracterizar o percurso formativo do Emílio, dizendo que lhe fora educado ausente de uma vivência social e que, portanto, Rousseau jamais conseguirá incluí-lo de forma concreta no mundo social, considerando o processo educativo nos moldes propostos por Rousseau.
luanalacerda1: legal
luanalacerda1: taomara que essa reesposta me ajuda a passar
Perguntas similares