• Matéria: Geografia
  • Autor: Dedicada13
  • Perguntado 8 anos atrás

Com a orientação de seu professor, você e seus colegas vão conhecer mais a respeito do astrolábio. Façam uma pesquisa sobre os seguintes aspectos:

• Origem do Astrolábio;
• A importância desse instrumento na história da navegação;
• Os instrumentos atuais da navegação que substituem o astrolábio.

Respostas

respondido por: GirlSweet1
7
O astrolábio tem sua origem em teorias de antigos estudiosos gregos como Ptolomeu, Euclides e Hiparco de Nicéia. Ele era útil na navegação, pois determinava a posição das estrelas, orientando os navegadores. Além de ter função astronômica, tinha função astrológica. Seu uso de fato, se deu com os árabes durante a Idade Média. Navegadores espanhóis e portugueses o aprimoraram, o que com o tempo os possibilitaram de navegar oceano adentro. Alguns eram feitos de latão ou cobre, porém, quanto mais pesado melhor, pois sofria pouca interferência do balanço da embarcação, já que era pendurado por um pêndulo. Na navegação, vários instrumentos o substituiu, como o sextante, e com o tempo o GPS.

Espero ter ajudado!
respondido por: manuel272
5

=> O que é o Astrolábio:

instrumento antigo usado sobretudo para medir a altura dos astros acima da linha do horizonte.

=> Origem do Astrolábio:

Admite-se que o Astrolábio teve a sua origem em diversos estudos matemáticos e astrofísicos desenvolvidos na Grécia por Hiparco (entre outros) deduz-se também que Ptolomeu (anos 90 d.C. – 168 d.C.) já deveria possuir uma “versão inicial” de um Astrolábio por algumas passagens do seus Tratados de Matemática e Astrofísica “Almagesto” e “Palnisferium”.

No entanto um Tratado especifico sobre o Astrolábio só foi escrito muito mais tarde por Teão de Alexandria por volta do ano de 390 d.C.  

O Astrolábio foi sendo adotado, aperfeiçoado e adaptado ao longo do tempo sobretudo por Gregos e Árabes.

No entanto a sua versão mais rigorosa e em metal (“astrolábio moderno”) foi inventada por Abraão Zacuto (cerca de 1493-1495) em Lisboa ao serviço do rei D. João II ..e foi um importantíssimo instrumento de navegação da expansão marítima portuguesa.

 

=> A importância do Astrolábio:

O astrolábio teve ao longo dos anos (séculos) uma importância que foi variando com os aperfeiçoamentos que foi sofrendo e que foram permitindo novas utilizações.

Mas sem qualquer dúvida que a maior importância do astrolábio foi na sua aplicação á navegação marítima pois era o único instrumento que permitia o cálculo da Latitude.

=> Instrumentos atuais de navegação marítima que substituem o Astrolábio:

A finalidade dos instrumentos de navegação é indicarem a posição do navio em qualquer momento e nesta perspectiva atualmente os instrumentos mais importantes de posicionamento são:

→ GPS – Sistema de Posicionamento Global

→ Radar - Sistema de Posicionamento de Proximidade (posicionamento relativo)    

Mas, quando algum destes sistemas deixa de funcionar quer seja por falha individual (avaria) ou coletiva (ausência de energia) temos de recorrer a outros “mais tradicionais” como:

→ Sextante (ou utilizar uma versão atualizada do astrolábio)

→Taxímetro – Para tirar azimutes relativamente à direção tomada pelo navio

→Bússola – Para determinar ou corrigir direções de navegação

→Telémetro – para medição de distancias

Espero ter ajudado

Perguntas similares