• Matéria: História
  • Autor: landinho0887
  • Perguntado 9 anos atrás

Os dois trechos aqui citados defendem, cada um à sua maneira, a importância da participação política. A negação da política, em geral, é feita por ignorância ou má-fé. Os primeiros, os ignorantes, que incluem os desinformados, são as potenciais vítimas dessa opção, porque, por omissão, permitem a eleição de seus algozes. E os segundos, os mal-intencionados, que são os principais beneficiários, desdenham da política para afastar dela os incautos e eleger gente de suas relações para ocupar os espaços de poder e agir em benefício próprio ou de grupos, em detrimento da grande massa.

QUEIROZ, Antônio Augusto d
e. Eleições gerais 2014: orientação a
candidatos e eleitores. Brasília, DF: DIAP, 2014.

Em lugar da ideologia conservadora e midiática, a de que por definição e por essência, a política é corrupta, trata-se de promover uma prática inovadora capaz de criar instituições públicas que impeçam a corrupção, garantam a participação, a representação e o controle dos interesses públicos e dos direitos pelos cidadãos.

CHAUÍ, Marilena. As Manifestações de Junho de 2013 na Cidade de São
Paulo. Teoria e Debate.
Edição 113. São Paulo: 2013. Disponível em:
. Acesso em24/02/2014.


Após a leitura dos dois trechos, elabore um texto demonstrando e justificando a sua posição diante do tema da participação política dos cidadãos. Para auxiliar na sua reflexão, você pode buscar respostas para as seguintes questões: o que é participação política? Ela é importante? Por quê? Como podemos participar e atuar como sujeitos de direito

Respostas

respondido por: ferretti
34
Bom dia!

A participação política dos cidadãos é fundamental para a formação de uma sociedade democrática. Sua importância se encontra, justamente, nos resultados práticos de sua ação: cidadãos capazes de atuar no campo político se tornam mais conscientes e responsáveis pelos rumos nacionais, optando sempre pelo candidato - quando se trata, por exemplo, das eleições - mais coerente e honesto.

Embora as eleições sejam um bom exemplo de participação política, é importante notar que existem outras maneiras de ser um indivíduo ativo nesse campo. Uma delas é atuar em organizações comunitárias, organizando demandas e articulando a relação cidadão-poder público. Outra é fiscalizando os políticos eleitos, denunciado irregularidades ao Ministério Público. Por fim, é também participação política lutar pelos direitos e pela manutenção da Constituição Federal.

Abraços!
Perguntas similares