• Matéria: Pedagogia
  • Autor: deborasantana2
  • Perguntado 9 anos atrás

Na Grécia Antiga, no final do Período homérico e início do Período arcaico, as organizações familiares (os genos) se transformaram em cidades-estados para aumentarem a segurança de seus membros. Cada uma delas possuía autonomia em relação a outra, possuindo suas próprias leis, características religiosas, entre outras. Duas cidades-estados se destacaram como as mais importantes, Esparta e Atenas, expressando perspectivas societárias e educacionais diferenciadas.

Indique a alternativa que apresenta corretamente essas diferenciações

Escolha uma:
a. Atenas tinha como perspectiva a formação do cidadão guerreiro, tendo uma educação rígida e militarizada. Esparta tinha como perspectiva a formação do cidadão para a polis, para a participação política, tendo uma educação que valorizava a formação integral do homem.
b. Esparta valorizava a formação artística e cultural dos homens, enquanto Atenas valorizava apenas o ensino manual dos homens.
c. Esparta valorizava a formação cultural do homem, enquanto Atenas valorizava apenas a formação física do homem.
d. Esparta tinha como perspectiva a formação do cidadão guerreiro, tendo uma educação rígida e militarizada. Atenas tinha como perspectiva a formação do cidadão para a polis, para a participação política, tendo uma educação que valorizava a formação integral do homem.
e. Esparta valorizava a filosofia como elemento fundamental da formação humana, enquanto que Atenas desprezava a formação intelectual.

Respostas

respondido por: TPedagogia
28

Esparta tinha como perspectiva a formação do cidadão guerreiro, tendo uma educação rígida e militarizada. Atenas tinha como perspectiva a formação do cidadão para a polis, para a participação política, tendo uma educação que valorizava a formação integral do homem.

Perguntas similares