Respostas
respondido por:
0
Alternativa “c”.
Ambas as soluções estão saturadas, o que significa que as suas concentrações são iguais e que nenhuma quantidade de soluto que for adicionada a elas dissolver-se-á, pois essa é a máxima quantidade possível. Tudo que for adicionado transformar-se-á em precipitado.
voltar a questãoAs soluções saturadas são aquelas que atingiram a quantidade de soluto máxima possível que pode ser dissolvida em determinada quantidade de solvente a uma dada temperatura. Assim, se adicionarmos mais soluto, haverá formação de precipitado.
As soluções insaturadas não possuem precipitado porque a quantidade de soluto dissolvido nelas é inferior ao coeficiente de solubilidade, o que significa que, se mais soluto for adicionado a elas, ocorrerá solubilização.Já as supersaturadas possuem uma quantidade de soluto dissolvido maior que o coeficiente de solubilidade na temperatura considerada, o que mostra que todo o soluto deve estar dissolvido e não há precipitado.
II- 5,0 g de KCl: a) insaturada
III- 33,0 g de açúcar: b) saturada
IV- 0,15 g de hidróxido de cálcio: a) insaturada
V- 36 g de NaCl: b) saturada
VI- 80 g de açúcar (a solução é aquecida até 100ºC e deixada esfriar até 20ºC): c) supersaturada
Como o coeficiente de solubilidade desse sal é 15g/100g de água a 42ºC, se dobrarmos a quantidade de água, indo de 100g para 200g, o coeficiente de solubilidade do sal também dobrará, indo para 30g. Por isso, todo o sal será dissolvido e a solução ficará saturada.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
Essa solução era supersaturada, ou seja, possuía mais soluto dissolvido do que deveria ter em condições normais. Esse tipo de solução é instável, assim, qualquer perturbação, como adicionar um cristal, faz com que o soluto em excesso precipite-se.