Respostas
Projeção de Peters: Projeção cilíndrica de área igual, áreas dos continentes aparecem em escala igual, conservando suas dimensões relativas, porém as formas são distorcidas. Ela também tem uma valorização do mundo subdesenvolvido, mostrando sua área real.
Ambas são projeções cilíndricas.
No Mercator, o surgimento dessa projeção é com as grandes navegações. Com a expansão marítima ou comercial européia, (Holandeses, Espanhóis, Portugueses) buscavam uma forma de legitimar a dominação europeia sobre o resto do mundo. Umas das formas de fazer isso é destacando a Europa. A Europa funcionando como um CENTRO, uma projeção eurocentrista, cilíndrica conforme. Então ele deixa a Europa maior do que ela é.
- Se temos cilíndrica, tem paralelos e meridianos formando um ângulo de 90°.
- Conforme porque ela conserva o contorno dos continentes.
Falando de Peters é a projeção do terceiro mundo pois não é conforme e não é equidistante e sim equivalente, ela representa as áreas na forma real ou seja, se na projeção de Mercator temos países reduzidos (Brasil é um deles), nessa projeção, concorda que irá aumentar seu tamanho e ganhar destaque? Se na projeção dele temos a Europa como centro, grande, aqui vai reduzir.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.