• Matéria: História
  • Autor: geirajrubriamari
  • Perguntado 9 anos atrás

após a leitura destes fragmentos e refletindo sobre a existência de diferentes posicionamentos diante de uma política social, responda às questões abaixo: a) as políticas públicas, quando elaboradas e avaliadas por técnicos e especialistas, são isentas de ideologia? por que especialistas de uma mesma área podem ter visões distintas a respeito de uma mesma política social? a diversidade de opiniões e o debate de ideias são elementos constitutivos da democracia? pense sobre estas questões e produza um texto relacionando as políticas públicas, ideologia e democracia. b) quando você avalia, enquanto cidadão, uma política social, o faz isento de sua perspectiva ideológica, ou seja, sem levar em consideração seus valores e ideais? justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: beatryskemelly
21
Primeiramente é necessario entender que NADA é isento de ideologia, a "inocência" de ser aberto a todas as opinioes e divergências simplesmente é inatingível. Em todo lugar, seja ele um meio político de um condomínio por exemplo, até o meio político de um país, todos tem uma ideologia implícita, "segundas intenções", não importando a pessoa. Apesar disso, no meio político é dito que a dita cuja não existe, mas existe é sempre existirá.

Mesmo varios indivíduos sendo de uma mesma área, cada indivíduo tem uma maneira de pensar, o ser humano e suas ideias não podem ser mapeadas pois não existe exatidão nas nossas emoções e reações para o mundo, além disso, o próprio conceito de sempre haver uma ideologia por trás pode estar incluso nesse ponto, porém, apenas quando estes profissionais de mesma área estão ligados em algum tipo de grupo ou clube, sendo assim as ideologias seriam iguais, mas se não tiverem ligados um com o outro, existe sim a chance grande de haver divergências em suas opiniões.

O debate e discussão de ideias é o principal alicerce da democracia, resolver as desavenças sociais com paz, argumentação e educação, respeitando sempre a opinião e ponto do próximo. Sendo assim, para existir democracia, a noção de debate é primordial.
Perguntas similares