Na estrutura geológica são diferentes os tipos de rochas (e minerais) que compõem a litosfera. A respeito da estrutura geológica do Brasil, é INCORRETO afirmar que: a. As bacias sedimentares apresentam camadas dispostas horizontalmente ou quase horizontalmente, o que evidencia a atuação de forças endógenas. b. O embasamento do território brasileiro é de natureza cristalina, portanto, muito antigo e rígido. c. O território brasileiro é formado fundamentalmente por duas estruturas geológicas: os escudos antigos e as bacias sedimentares. d. Os terrenos formados na era mesozoica são de grande importância, porque geralmente aparecem associados às reservas energéticas. e. Os afloramentos superficiais do embasamento cristalino só representam cerca de 36% do total da superfície do país, ao passo que, as áreas sedimentares representam em torno de 64%.
Respostas
A respeito da estrutura geológica do Brasil, é incorreto o que se afirma em: Alternativa A:
- As bacias sedimentares apresentam camadas dispostas horizontalmente ou quase horizontalmente, o que evidencia a atuação de forças endógenas.
A estrutura geológica do Brasil formou-se em períodos geológicos muito antigos, como resultado de atividades internas da Terra e de vários ciclos climáticos.
Durante a Era Mesozoica houve muita atividade vulcânica que estava concentrada principalmente na região Sudeste e Sul, as quais hoje em dia são terras férteis, de origem basáltica.
A disposição horizontal (ou quase) das bacias sedimentares na estrutura geológica do Brasil é uma evidência clara da atuação de agentes internos.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/21367115
Resposta:
As bacias sedimentares apresentam camadas dispostas horizontalmente ou quase horizontalmente, o que evidencia a atuação de forças endógenas.
Explicação:
Comferida