Leia o parágrafo a seguir, com atenção, para responder à questão:As redes sociais possibilitam que pessoas de lugares e formações diferentes se reúnam em torno de interesses semelhantes. No Facebook, por exemplo, é possível se deparar com grupos nas áreas mais diversas: desde estudos de gênero, como o grupo Judith Butler e a teoria Queer, com 14 mil membros, até áreas específicas da literatura, como Literatura dos povos indígenas, com 11 mil inscritos, e filosofia, como o grupo Nietzsche, com 26 mil integrantes. (revista e – sescsp – maio de 2016 – nº 11- ano 22 – p.20)Podemos dizer que esse parágrafo foi elaborado dentro do conceito de “parágrafo padrão”, apresentando a seguinte estrutura em relação ao tipo de tópico frasal e à forma de desenvolvimento da ideia núcleo:
a.
Tópico frasal tipo definição; desenvolvimento por exemplificação.
b.
Tópico frasal tipo divisão; desenvolvimento por alusão histórica.
c.
Tópico frasal tipo declaração inicial; desenvolvimento por organização temporal.
d.
Tópico frasal tipo declaração inicial; desenvolvimento por exemplificação.
e.
Tópico frasal tipo definição; desenvolvimento por organização temporal.
Respostas
respondido por:
81
A resposta é a letra "d". No início do texto faz-se uma declaração geral sobre as redes sociais. No desenvolvimento exemplifica-se tal afirmação.
respondido por:
10
O texto apresentado desenvolve-se da seguinte maneira: inicialmente, o tópico frasal apresenta o tema que será abordado, o que corrobora com a interpretação do leitor. Após a descrição do tópico frasal, nota-se que o autor explicita o desenvolvimento da ideia. Assim, está correto o apresentado na letra d. Tópico frasal tipo declaração inicial; desenvolvimento por exemplificação.
O tópico frasal
Trata-se de uma ideia central, ou ainda, de um elemento nuclear que irá explicitar o contexto no qual está inserido o parágrafo.
Saiba mais sobre o tópico frasal em: https://brainly.com.br/tarefa/43204505
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás