• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: ediroju
  • Perguntado 9 anos atrás

Sobre o capitalismo, é incorreto afirmar que:
A.
A divisão do trabalho permite que se ganhe eficiência (maior produtividade) em razão, sobretudo, da especialização e do foco de um determinado trabalhador em parte da produção.
B.
O uso da moeda é cada vez mais importante, tendo surgido até mesmo formas “não físicas” de utilização da moeda, baseadas em meios eletrônicos.
C.
O mercado é um conceito que considera a existência de agentes econômicos com interesses opostos (comprar x vender), mas complementares, sendo que esta complementariedade permite a realização de trocas.
D.
A livre iniciativa estimula investimentos, mas ocorrem somente se o investidor vislumbrar lucros.
E.
O Estado interfere no bom funcionamento do capitalismo, sendo que sua participação deve ser sempre a menor possível para que não interfira no bom funcionamento dos mercados.

Respostas

respondido por: elielfamilia
38

Aparentemente todas estão corretas, exceto pelo fato da alternativa C que se presume apenas numa relação de trocas, sendo que o principal interesse esta na obtenção de lucros; ou seja gastar o mínimo e lucrar no máximo.

respondido por: winederrn
74

A alternativa incorreta é a E.

Em síntese, podemos afirmar que o Capitalismo é baseado em:

  • Propriedade privada: neste sistema produtivo, a propriedade privada tem caráter individual e é representada por: capital (dinheiro), bens móveis e imóveis (casas, prédios, propriedades rurais).
  • Obtenção de lucros: o sistema é baseado na produção e venda contínuas de bens de consumo e serviços, tendo o lucro como principal objetivo.

Para muitos especialistas, o Capitalismo não é considerado um sistema econômico, mas sim um ambiente em que as pessoas são livres para ter posses, vender e comprar produtos e serviços.

Atualmente, os Estados atuam de forma direta no ambiente Capitalista (Política Neoliberal), com o objetivo de controlar os interesses dos grandes grupos empresariais e evitar bolhas e/ou crises econômicas.

Até breve!

Perguntas similares