Um dos principais pensadores sociais é Emile Durkheim. O pensador francês foi um herdeiro das ideias positivistas, mas suas teses superaram as de seu antecessor, Comte. O estruturalismo é a definição de suas teses para grande parte dos pensadores sociais. Uma das máximas das teses de Durkheim é sobre a produção dos fatos sociais, que para ele devem ser analisados com o mesmo critério dos fenômenos naturais. Todo o acontecimento tem uma produção coletiva, não é fruto do nada, mas de uma ação anterior da qual é resultado: a relação de “causa e efeito”, para Durkheim. Sobre a análise dos fatos sociais nas teses de Durkheim, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Os fatos sociais estão ligados aos interesses particulares. O estímulo para o comportamento coletivo deve ser buscado na vontade dos indivíduos e não nos fenômenos coletivos.
O fato social não pode ser relacionado com qualquer outro comportamento que o antecedeu. Ele é resultado direto de uma condição única, sua própria existência.
Todo fato social é fruto de uma relação complexa que o gera. Há uma cadeia social que produz constantemente os fenômenos e deve-se entender essa rede de dependência entre os agentes sociais.
Todo fato social é um elemento particular. O estudo dos fatos deve se dar de forma isolada. Não se pode relacionar um conhecimento com o outro.
Todo fato social é um resultado da particularidade dos agentes que o praticam. Nada relaciona um conhecimento com o que o antecedeu.
Respostas
respondido por:
15
Alternativa correta é a alternativa C.
alexlieger:
concordo
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás