• Matéria: Pedagogia
  • Autor: mailapbrito
  • Perguntado 8 anos atrás

O tráfico de escravos explorou diversas regiões africanas para a captação de negros. Os navios ficavam ancorados em portos próximo às captações da “carga viva”. Os negros capturados a princípio devido às guerras interinas e mais tarde para o comércio de escravos com os europeus, ficavam em barracões próximo às praias de onde sairiam os tumbeiros. Das regiões de onde saíam os escravos da África, uma delas foi a que mais mandou escravos para o Brasil. Assinale a alternativa que indica a região correta e ao grupo linguístico ao qual pertenciam esses escravos.

Escolha uma:
a. foi do Golfo da guiné que saíram a maior parte dos escravos ´para o brasil que eram de nação jeje.

b. Da região de Angola ou “Andongo” foi de onde saíram a maior quantidade de escravos para o Brasil, que eram do grupo linguístico banto.

c. foi da região de Angola pelo porto de Luanda que saíram os escravos de nação jeje para o Brasil.

d. Do porto de São Jorge da mina que saíram todos os escravos africanos para o brasil que eram de nação ijexá.

e. Da região da Mauritânia saíram grandes quantidades de escravos par ao brasil e pertenciam ao grupo linguístico ewe/fon.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
28

A é falsa, pois apesar de geograficamente favorável, a região não estava sob o controle dos portugueses, de modo que o tráfico de lá para o Brasil não era lucrativo.

B é verdadeira, de modo que Portugal criou um "sistema" de "desenvolvimento mútuo" entre as suas duas colônias separadas para o oceano, enviando os povos bantos da região de Angola para o Brasil.

C é falsa, os povos jejé eram da África Central, e não da região de Angola.

D é falsa, embora os ijexá tenham sido trazidos para o Brasil, o porto em questão não foi o único ponto de partida para a escravidão no Brasil.

E é falsa, pois os escravos da Mauritânia abasteciam o mundo árabe, não o Brasil.

respondido por: michelemabelly
3

Resposta:letra B

Explicação:

Perguntas similares