• Matéria: Português
  • Autor: MARCELOAN
  • Perguntado 8 anos atrás

(ADAPTADA –UFPR- 2017). Leia o texto abaixo, a respeito dos processos migratórios mais recentes.

As cenas de frágeis barcos rebocados em alto mar ou de centenas de pessoas amontoadas em improvisados campos de refugiados causam indignação, insuflam a solidariedade e obrigam as autoridades a tomar atitudes para a resolução do problema. Por outro lado, a chegada de milhares de imigrantes muçulmanos, negros e ciganos vem aumentando o sentimento xenófobo de parte da população europeia [...]. Diante da crise econômica, que parece global, os fascistas e neonazistas vêm ampliando o espaço político na Europa, notadamente na Alemanha, Áustria, França, Suécia, Grécia, Itália e Irlanda. É curioso, porque justamente a Alemanha, o Império Austro-Húngaro, a Itália, a Irlanda e a Suécia despejaram, no século XIX, milhões de camponeses esfomeados para fora de suas fronteiras, o que provocou um reequilíbrio demográfico, possibilitando o reerguimento econômico no século seguinte.

RUFFATO, Luiz. Imigração e xenofobia. El País. Set. 2015. Seção Opinião. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2016.

A partir da leitura desse fragmento, é possível afirmar que...

Escolha uma:

A) A ideia central é de que os europeus já foram submetidos a processos xenofóbicos e, portanto, a postura atual ante os processos migratórios é justificável.
B) A tese defendida é a de que os barcos que carregam os refugiados servem como cena de apelo para que eles sejam acolhidos pelos xenófobos.
C) A tese central defende que é contraditório que parte da população europeia tenha uma postura xenofóbica para com os refugiados, uma vez que ela própria já esteve em situação semelhante de migração.
D) A tese defendida pelo autor é a de que a xenofobia – aversão a estrangeiros de maneira geral – fundamenta-se na defesa do território como ocorrida em outros períodos históricos.
E) A ideia defendida é a de que os refugiados têm plenos direitos de atravessar as fronteiras a destinos europeus, uma vez que a culpa pela situação que vivenciam é da população europeia.

Respostas

respondido por: rafaelamoysa
4
resposta para a questao é a letra c
respondido por: EduardoPLopes
0

A é falsa, a ideia central é que há uma terrível ironia, e não uma justificativa, entre a situação atual da Europa e a situação do século XIX.

B é falsa, os xenófobos não acolhem os refugiados, mas os rejeitam.

C é verdadeira, sendo esta a terrível ironia: aqueles que hoje combatem os imigrantes podem ser descendentes de pessoas que, em outros tempos, foram imigrantes.

D é falsa, pois o autor parece ser justamente crítico à xenofobia.

E é falsa, pois o texto não atribui culpa a nenhum lado.

Perguntas similares